Se você, assim como eu, não gosta das sacolinhas plásticas que são distribuídas a torto e a direito nos mercados, vai gostar dessa notícia.
Supermercados de São Paulo não vão mais distribuir sacolas plásticas a partir de hoje, isso mesmo, para levar as compras pra casa os paulistanos deverão ter (ou comprar) sacolas retornáveis ou pedir ao mercado caixas de papelão.
A medida foi tomada pelo Governo do Estado e a Associação Paulista de Supermercados como forma de reduzir a quantidade desse produto, cujo valor já vinha embutido no valor das compras. Alguns mercados, em outros estados, já não distribuem mais as sacolas, eles cobram um valor por unidade, o que já reduz grande parte o consumo.
Eu, particularmente, achei uma decisão super correta, porque além de serem ecologicamente incorretas, as sacolas vem em grande quantidade pra casa das pessoas e acabam sobrando e sendo jogadas fora sem ser reaproveitadas porque podem ser conseguidas com facilidade de novo. Em alguns locais, se você for comprar alguma coisa que pode ser guardada em seu bolso, eles insistem em colocar em sacos.
E pra terminar, um dado importante: cerca de 500 a 1000 bilhões de sacolas circulam por todo o mundo por ano, imagine quanto tempo vai levar para essa imensa quantidade se decompor.