Há tempos sem lançar uma coluna nova, hoje o iLikeIt estreia a 'Como o mundo seria sem...', onde vamos pensar na rotina sem algumas coisas tão simples.
O tema de hoje assunto escolhido nesta primeira edição é o gigante da internet, o Google.
É praticamente impossível achar alguém que já acessou a internet e não tenha sequer feito uma pesquisa básica no site de busca mais utilizado do mundo.
O fato é que não só do motor de pesquisas que é composta a empresa, mas de vários serviços online e até softwares. Os principais são: GMail, Google +, Blogger (exatamente, sem o Google você não estaria lendo isso agora), YouTube, o falecido Orkut, Picasa, Google Tradutor, Google Drive, Google Notícias, Google Talk, Google Earth, além do sistema operacional para dispositivos móveis Android e o navegador Google Chrome.
Tudo isto, é claro, gera renda à empresa com o AdWords, que mostra publicidade nos produtos e gera cerca de 96% do faturamento da companhia através do CPC (custo por clique); só em 2011 isto representou 37,9 bilhões de dólares. O valor de mercado da incorporação no fim de 2012 era de US$ 249,2 bilhões!
Pra manter todos estes serviços, o Google é executado através de MAIS DE UM MILHÃO DE SERVIDORES ao redor do mundo, localizados em data centers. Todos os dias são executados mais de um bilhão de pesquisas e 20 petabytes (nem sabia que isso existia) de dados gerados por usuários, é mole?
Tubulações de um dos data centers |
Atualmente, pra todos nós não seria tão cômodo fazer o trabalho de faculdade ou de escola, passar o tempo livre assistindo vídeos hilários, fazer aquela pesquisa de locais no mapa, e até mesmo uma tradução de idiomas que todos reclamam...
Realmente o Google tem uma importância e influência muito grande na vida de todos os internautas e se não existisse deveria ser inventado!