16 de dezembro de 2016

Como o mundo seria sem o natal?

Já imaginou o mundo sem o natal?

Muito antigamente, a data festiva era utilizada pelos povos pagãos para celebrar o nascimento anual do Deus Sol, mas foi no século III que a Igreja Católica adotou a comemoração para comemorar o que temos como significado hoje, nascimento de Jesus Cristo.

Atualmente, para a grande maioria das pessoas (cristãs ou não), o natal já deixou de ser apenas um dia santo e virou a tradicional reunião da família acompanhada da troca de presentes, resultado da interferência direta do comércio. Não é nem um pouco raro conhecermos crianças e jovens que não sabem o motivo verdadeiro da criação do natal, da mesma forma que acontece com a páscoa (data do calendário cristão que comemora a Ressurreição de Cristo).

Você sendo religioso ou não, é inegável que o período natalino mexe com cada um de nós, seja somente pela troca de presentes, ou pela alegria (ou não) da reunião da família, pela decoração característica do tempo (árvore de natal, presépio, pisca-pisca, guirlandas - que conquistam qualquer um), enfim! O fato é que as festividades de fim de ano trazem a todos um ar de renovação, um momento para refletir sobre possíveis mudanças, as vezes desculpar alguém que nos prejudicou... e tudo isso é muito importante, porque se não tivéssemos essas datas, certamente não tiraríamos um tempinho pra nada disso. E esse pensamento vale para várias outras comemorações anuais, religiosas ou não.

Finalizando, mesmo se não fosse fascinado pelo natal, penso que o mundo seria muito, mas muito mais chato sem ele.

P.S.: Aproveite essas festas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...