24 de março de 2017

Grandes Obras da Engenharia: Burj Khalifa


















Imagem: Divulgação

Começamos a Grandes Obras da Engenharia agora como coluna semanal! Pelas próximas semanas traremos alguns monumentos construídos mundo afora que são de tirar o fôlego pelas proporções suntuosas, e não poderíamos marcar melhor esta estreia do que com a maior estrutura já executada pelo ser humano: o Burj Khalifa.
O arranha-céu localiza-se na megalópole Dubai, berço de diversos prédios muito altos e urbanização invejável. A "Torre do Khalifa" (como revela a tradução livre do árabe) tem quase 1 quilômetro de altura, 828 metros sendo mais exato; são 160 andares de uso misto entre apartamentos, manutenção, restaurantes, observatórios panorâmicos, estações de telecomunicação e o Hotel Armani.
O responsável pelo projeto arquitetônico da torre é o Arquiteto Adrian Smith, já o engenheiro foi William Frazier Baker.
A construção iniciou em 2004 e a inauguração foi em janeiro de 2010 e teve um custo de aproximadamente 1,5 bilhão de dólares. Possui 49 elevadores, alguns param somente em andares programados, outros param em todos os andares solicitados; os elevadores do observatório são de dois andares, podendo ter uma lotação de até 14 pessoas por cabine e chegar a uma velocidade de impressionantes 10 metros por segundo!

MAIS INFORMAÇÕES

Área total: 334.000 m² Uso misto 192 estacas de Ø=1,5m
160 andares habitáveis 49 elevadores 828 metros de altura
O prédio serviu como cenário para o filme "Missão Impossível: Protocolo Fantasma" (2011), no qual Ethan Hunt (Tom Cruise) gravou cenas pendurado ao lado de fora do edifício, sem utilizar dublês.

Para mais imagens do empreendimento clique AQUI.

Enfim, hoje você conheceu uma gigante obra da engenharia; na próxima semana teremos mais...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...